quarta-feira, 7 de julho de 2010

O Teatro Mágico

Não exatamente um álbuns melancólicos, mas uma boa trilha sonora de inverno. Direto do mundo mágico de Oz.. Osasco, O Teatro Mágico é a mais uma convicta miscigenação de poesia bem elaborada e música, além de obviamente, o Teatro. Fernando Anitelli, o criador do projeto, juntou em um único espetáculo atores, palhaços, cantores, malabaristas, músicos, poetas e tudo a mais que pudesse imaginar, afirma ele no site da banda. O Teatro Mágico é, também, um dos melhores exemplos de música livre, isto é: grátis. E a prova de que esconder os trabalhos da internet não vende mais cópias, transformando um inimigo chamado download num aliado chamado divulgação. Praticando um discurso pouco ortodoxo: "pirateiem nosso trabalho!". Anitelli, com sua modéstia musical, conquistou corações e opiniões do seu público.
Depois de sete anos a Trupe ja está lançando seu segundo DVD: "Segundo Ato" (que, por ter amado o primeiro, logo vai para minha prateleira) sem perder a filosofia da música livre. o DVD pode ser encontrado no site do grupo.

A fabulosa trilha do primeiro álbum, "Entrada para Raros" possui poesias delicadas, e trocadilhos apaixonates com em "Separô", que com os mesmos fonemas Anitelli diz: você parou e separou. Ou outros trocadilhos como "quero você inteira e minha metade de volta", em "A Pedra mais Alta". As letras amorosas de "Realejo" e "Pratododia" englobam a temática do álbum que paira em universo dos sonhos, onde tudo parece agradável. Existem também momentos realmente emocionantes como na faixa "O anjo mais Velho" com sua excepcional e bem arranjada melodia e a poesia saudosa em versos como "só enquanto eu respirar/Vou me lembrar de você" ou no verso "O teu afeto me afetou é fato" de "A fé Solúvel" ou ainda "O opostos se distraem/Os dispostos se atraem" de "Realejo", são daqueles tipos verso que entram na cabeça e não saem mais. Os pontos animados e bem instrumentados do disco estão em "Camarada D'água" e "Zaluzejo". No fim ouve-se "Tudo em uma Coisa Só" que é mais uma faixa comprovando o tema utópico da obra. Amém.

O "segundo Ato" trata, agora, de temas cotidianos relatando mazelas e dificuldades urbanas e sociais. De fato, um disco menos sentimental, porém vibrante. Um Álbum completamente diferente do primeiro, as faixas desta vez não nos levam à emoção, mas sim à razão. como em "Pena" que trechos pequenos nos mostram a crítica à arte vendida "Talento provado em papel moeda/Poesia metamorfoseada em cifrão". Nota-se, também, claramente a presença da crítica à sociedade em "Cidadão de Papelão" e "O Mérito e O Mosntro",uma paródia do título "O médico e o Monstro", livro de R. L. Stevenson, talvez por tratar-se de um caso de dupla personalidade já que a música trata sobre a pressão do trabalho sobre a vida do individuo. "Xanéu Nº 5", com participação do magnífico Zeca Baleiro, é tão viciante quanto o samba de "Eu não sou Chico mas Quero Tentar". "O Segundo Ato" apesar de ser mais líricamente quadrado, é melhor instrumentado, ou seja, percebe-se quantidade e volume maior de sons sem contar que esse disco vai do Samba ao Indie Rock passando por um enterlude de Chopin e um novo cenário psicodélico e 'aliterático' em "Insetos Interiores"

track lists e destaques:
Entrada Para Raros:
1. Sintaxe à Vontade
2. A Pedra Mais Alta
3. Ecoando Notas
4. Pratododia
5. Mais e Menos
6. 22-11
7. Separô
8. Ana e o Mar
9. Carinho de Mãe
10.De Ontem em Diante
11.Realejo
12.O Anjo Mais Velho
13.Sua Pressa e Sua Prece
14.Camarada D'água
15.Zazulejo
16.Uma Parte que não Tinha
17.A Fé Solúvel
18.tudo em uma Coisa Só
19.Amém


O Segundo Ato
1. Amadurecência
2. O Mérito e o Monstro
3. Cidadão de Papelão
4. Pena
5. Opus Erectus (Allegro ma nem tanto)
6. Sina Nossa
7. Si Atromiso
8. Criado-Mudo
9. Sonho de Uma Flauta
10. (!)
11. Eu Não Sou Chico Mas Quero Tentar
12. #@s!@
13. Alguma Coisa
14. Abaçaiado
15. Xanéu nº5
16. Os Insetos Interiores
17. A Primeira Semana
18. F. Chopin (Opus 64 C#m)
19. ...

Download

"Se lembrar de celebrar muito mais!"

2 comentários:

  1. Que incrível, eu já conhecia praticamente todos estes trocadilhos que tu citou, mas não pelo teatro mágico; Provavelmente vazou por aí e outros escritores se intitularam autores dessas frases, levaram muito ao pé da letra quando o tal de Anitelli disse: "pirateiem nosso trabalho!".
    ps: ainda não ouvi

    ResponderExcluir
  2. Ei, já ouvisse Carla Brunni? eu encontrei uma nova cantora parecida com ela.
    É casada com com Jack White, das bandas White Stripes!
    queria o album que ela lançou agora, chama-se “The Ghost who Walks" a cantora é a Karen Elson...
    náo consigo baixar:/

    ResponderExcluir